Blog

Reforma Tributária

Comunicado TW Reforma Tributária – Parte VIII

A Emenda Constitucional nº 132/2023 cria os tributos IBS e CBS. Bens e serviços essenciais como educação, saúde e transporte público terão 60% de redução na alíquota. Empresas do setor automotivo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão crédito presumido da CBS até 31/12/2032. A maioria dos artigos da emenda entrou em vigor na data da sua publicação. O próximo artigo abordará as alterações no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Leia mais >
Minuto Comex

Minuto Comex #43 – Despacho Aduaneiro de Importação Instrução Normativa SRF nº 680, de 02/10/2006

No presente Minuto Comex #43, a Conferência Aduaneira, focando no Registro e Documentação da Verificação da Mercadoria. O art. 39 estabelece a obrigatoriedade do Relatório de Verificação Física (RVF) durante o despacho aduaneiro de importação, mesmo se realizado por câmeras ou equipamentos não invasivos. O parágrafo único detalha que o RVF é solicitado pelo Auditor-Fiscal da RFB, podendo ser lavrado por ele mesmo ou por outro designado. O art. 40 autoriza a COANA a regulamentar outras formas de registro e documentação da verificação física. O próximo Minuto Comex Tradeworks continuará abordando o tema.

Leia mais >
Reforma Tributária

Comunicado TW Reforma Tributária – Parte VII

O art. 4º da EC 132/2023 promove mudanças na CF 1988, especialmente nos artigos 146, 150, 153, 156-A, 159, 195 e 225, com ênfase em comércio exterior. As alterações entrarão em vigor em 2033, exceto aquelas relacionadas ao art. 8º, que dependem de legislação complementar. O próximo artigo abordará as modificações introduzidas pelo art. 9º da mesma emenda.

Leia mais >
Reforma Tributária

Comunicado TW Reforma Tributária – Parte VI

A Emenda Constitucional nº 132, de 2023, altera diversos artigos da Constituição Federal de 1988, incluindo aqueles relacionados ao comércio exterior. Destacam-se mudanças na legislação tributária para microempresas e empresas de pequeno porte, além de competências da União sobre impostos em operações financeiras. As modificações entrarão em vigor em 2027, conforme o art. 23 da referida emenda. O próximo artigo abordará as alterações introduzidas pelo art. 4º da mesma emenda.

Leia mais >
Minuto Comex

Minuto Comex #42 – Despacho Aduaneiro de Importação Instrução Normativa SRF nº 680, de 02/10/2006

No presente Minuto Comex, vamos continuar discorrendo sobre a Conferência Aduaneira e, mais especificamente, sobre a Dispensa de Verificação Física.   O art. 38 dispõe que “Poderão ser desembaraçados sem verificação física”: I – os bens de caráter cultural submetidos a despacho por: II – os bens destinados às atividades relacionadas com a intercomparação de

Leia mais >
Minuto Comex

Minuto Comex #41 – Despacho Aduaneiro de Importação Instrução Normativa SRF nº 680, de 02/10/2006

No presente Minuto Comex, vamos continuar discorrendo sobre a Conferência Aduaneira e, mais especificamente, sobre a Verificação da Mercadoria. O art. 33 dispõe que “As mercadorias retiradas a título de amostra não são dedutíveis da quantidade declarada.” As amostras retiradas serão devolvidas ao declarante, salvo quando inutilizadas durante a análise ou quando sua retenção, pela

Leia mais >